- Área: 213 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Cristiano Bauce
-
Fabricantes: Cadeiras Ferrante, City Design, Luiza Pilau, Marcenaria Divina Presença, Pedras D'Corbellini, Sherer Cortinas, Tecnocimento
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurado em Novembro de 2014, em Porto Alegre, o salão Kapo tem área construída de 110m² e dois pátios que somam uma área de 103m²
A proposta do projeto foi a criação de um espaço fluído onde a arquitetura fosse protagonista, revelado em linhas e cores minimalistas, sem muitos elementos decorativos e onde o jardim pudesse estar sempre presente visualmente. Com uma cartela de tons neutro, com força no cinza, preto e branco, com toques de azul e de couro cru, o prédio térreo de amplas janelas é composto por 3 ambientes de destaque: a recepção e as duas grandes salas de atendimento. Na recepção, a estrela é um grande móvel de mármore branco com esculturais traços geométricos e as duas poltronas Womb Chair azuis.
As salas, embora com personalidade semelhante, têm pequenas nuances que as diferenciam. A principal, direcionada aos cortes de cabelo, é sutilmente mais industrial, com espelhos em linhas retas, adornados por vergalhões de ferro em tom preto. Por lá, as cortinas e as cadeiras em couro cru tranquilizam o ambiente dando um ar de aconchego e leveza natural.
A outra, dedicada à maquiagem e penteados, de visual contemporâneo com sutil referência aos toucadores dos anos 1960, com pés palito e espelhos redondos.
Outro ponto de destaque é a iluminação que cria um instigante jogo de linhas no teto que, ao mesmo tempo que ilumina, cria uma identidade de define o salão. Na sala dedicada a maquiagem e penteado estas linhas de luz descem pela parede definindo os limites de cada bancada de atendimento. A luz se torna um objeto de decoração, reforçando a arquitetura como protagonista.